1 Abril 2014

EC145 da Helibras foi apresentado à Secretaria na fábrica da empresa

Nesta terça-feira, 01/04, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, foi até Itajubá para conhecer o primeiro helicóptero de um projeto de seis unidades para atendimento aeromédico no Estado. O secretário foi recebido na fábrica da Helibras pelo presidente da empresa Eduardo Marson.

Esse helicóptero, modelo EC145, será utilizado na Copa do Mundo para o transporte de pacientes até os hospitais de referência. Depois do evento, ele será integrado ao serviço aeromédico criado pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Além dos helicópteros, o Governo de Minas também adquiriu dois aviões que terão a mesma destinação.

O EC145 é um helicóptero biturbina com capacidade para até nove passageiros ou dois pilotos, dois médicos, um tripulante operacional e até dois pacientes deitados em macas. A aeronave está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos da SES de Minas foi realizada no Brasil, pela Helibras.

Dentre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, como o de visão noturna, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibras os ensaios de voo na pista da empresa.

Operacionalização

A operacionalização das aeronaves adquiridas será feita pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Com mais essa iniciativa, o Governo dá um importante passo no atendimento à sociedade, sendo a primeira Secretaria de Saúde do país a contar com um helicóptero biturbina em suas atividades. A aeronave será destinada para o atendimento primário e secundário, como transporte inter-hospitalar, totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.

A projeção é que o Estado invista cerca de R$160 milhões até 2015, beneficiando toda a população mineira com atendimento de urgência e emergência dentro dos padrões internacionais de saúde praticados nos Estados Unidos da América e Europa e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao transporte aeromédico de pacientes em estado grave.